segunda-feira, 16 de agosto de 2010

congresso brasileiro de educação fisica escolar.De 25 e 26 de setembro


O Sistema de Inscrições On-line
é mais um serviço que o Portal da Educação Física traz para os estudantes e profissionais da área que procuram por atualização e desenvolvimento profissional e que não querem ou não podem perder tempo.
10 PASSOS PARA SUA INSCRIÇÃO

1. Clique no link "Cursos / Inscrições" no menu ao lado
2. Clique no título do curso de seu interesse
3. Leia com atençãoo as informações sobre o curso
4. Clique em "Inscrever" ao lado do valor do curso
5. Clique em "comprar mais cursos" ou "fechar "inscrição"
6. Faça seu Login, ou se for 1ª vez, faça seu cadastro
7. Defina quem irá participar do curso: você ou outra pessoa
8. Escolha a forma de pagamento
9. Anote o número da sua inscrição
10. Aguarde a validação da sua inscrição por e-mail

http://www.educacaofisica.com.br/inscricoes/cbefe/



Especialistas indicam como evitar e tratar problemas de coluna e joelho


Dores na coluna, dores no joelho, dores em qualquer articulação. Quem nunca sentiu? Crianças, jovens, adultos, idosos: sem os cuidados necessários, ninguém está livre desses pequenos ou grandes incômodos.

Pesquisas mostram que cerca de 80% da população mundial já apresentou uma ou mais de uma crise de lombalgia, ou seja, problemas na parte mais baixa da coluna, a região lombar. As causas são variadas, mas os maiores números apontam para os problemas mecânico-posturais, isto é, aqueles causados por esforços repetitivos ou por postura incorreta.

É a nossa falta de atenção nas atividades do dia-a-dia que pode se tornar a causa dos nossos problemas futuros. São pequenos cuidados como escolher o colchão e o travesseiro adequados, saber a posição correta para dormir, utilizar tênis apropriados nas atividades físicas, entre outros, que fazem a diferença nos possíveis problemas de coluna.

De acordo com o ortopedista Dr. Rogério Barboza, diretor médico do Hospital Geral do Estado de Alagoas e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, medidas simples poderiam evitar boa parte dos problemas de coluna na população.

“Normalmente, os problemas de coluna mais comuns desenvolvem-se numa faixa etária adulto-jovem, entre 20 e 30 anos, mas, atualmente, crianças e adolescentes estão apresentando cada vez mais esses sintomas, principalmente por conta do excesso de peso nas mochilas. Isso quer dizer que, se houvesse um cuidado preventivo, muito sofrimento poderia ser evitado”, explica Dr. Rogério.

É o caso de Maria Edilza da Silva, de 41 anos, que há muitos anos tem problemas na coluna, mas nunca procurou um especialista para tentar resolver seu problema. “Eu tenho consciência que no meu dia-a-dia eu faço muitas atividades que prejudicam minha coluna, e eu não tenho cuidado ao executá-las. Quando eu tenho crise, tomo algum remédio comum, e, já que as dores vão embora momentaneamente, eu esqueço o problema. Só me lembro quando a dor volta”, afirma.

E o médico dá dicas simples para quem quer passar bons anos de suas vidas bem longe de problemas como esse. “Para adiar certos problemas inevitáveis que devem chegar com a idade por conta do desgaste das articulações, basta que as pessoas mantenham bons hábitos de vida. Elas devem evitar engordar, principalmente na região abdominal, pois essa gordura sobrecarrega as costas; devem praticar atividades físicas para alongamento da coluna e equilíbrio das musculaturas abdominal e paravertebral (músculos que auxiliam na manutenção da postura ereta); devem procurar dormir na posição ‘padrão-ouro’, que é de lado, com um travesseiro de espessura média, que preencha o espaço do pescoço e deixe a coluna ereta, e um outro travesseiro entre as pernas; e se houver necessidade de levantar peso, procurar flexionar o quadril e o joelho, trazer o peso para o tronco e levantar. Para as mulheres, muito cuidado com o tamanho das mamas, que também pode prejudicar a coluna”, continua o médico.

Além da lombalgia, existem outros problemas que podem afetar a população por diversas causas. A hérnia de disco, por exemplo, pode ser causada por diversos traumas na coluna, que levam, com o passar do tempo, a lesões na estrutura do disco intervertebral; ou pode ser causada por um trauma brusco sobre a coluna. Devido às causas variadas, a hérnia de disco pode atingir a pessoas de qualquer idade.

Menos comuns são a estenose do canal vertebral e a espondiloartrose, mais conhecida como “bico de papagaio”. A primeira consiste no estreitamento do canal por onde passa a medula, comprimindo-a e causando dores. A segunda é um processo degenerativo devido à sobrecarga da coluna, que pode ser causada por levantamento de peso diário ou movimento repetitivo de flexo-extensão. A espondiloartrose deve, eventualmente, atingir todas as pessoas um dia, em uma faixa etária entre 60 e 70 anos. Mas, para aqueles que têm o levantamento de peso incorreto como atividade diária, o problema pode surgir aos 35 ou 40 anos.

Além desses problemas, ainda existem a osteoporose, que é mais comum em mulheres e consiste na diminuição substancial da quantidade de massa óssea, resultando em ossos ocos, finos e frágeis; os tumores, bem mais raros e mais difíceis de identificar, já que os sintomas são os mesmos de uma lombalgia; e os processos inflamatórios, que podem surgir em qualquer idade.

Sobre os tratamentos, cada caso em especial precisa de um. São medidas como miorrelaxantes (medicamentos para relaxar a musculatura), antiinflamatórios e analgésicos, aliados à fisioterapia, RPG ou Pilates, que são as mais recomendadas pelos especialistas. O uso de colete, por exemplo, só é recomendado em casos extremos, quando os pacientes apresentam dor aguda e pouco ou nenhum movimento da região. Lembrando que, ao serem constatados os sintomas, os pacientes devem ser encaminhados a um médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Isostretshing

Em se tratando de tratamento, a fisioterapia é, hoje, a maior aliada dos médicos ortopedistas. Além dos medicamentos, que proporcionam alívio a curto prazo, a fisioterapia surge como um tratamento a longo prazo, mas que proporciona qualidade de vida através da prevenção e do tratamento das disfunções nos movimentos humanos.

É da fisioterapia que vem o tratamento de coluna Isostretshing, criado pelo francês Redondo, em 2004. O método consiste na soma do exercício resistido isométrico (iso), ou seja, o exercício que envolve uma contração muscular sem a mudança no comprimento do músculo, mais o alongamento (stretshing), mais a respiração com o autocrescimento, isto é, quando o paciente faz o exercício do alongamento da coluna, como se ele quisesse crescer.

Em Alagoas, Érika Prado, fisioterapeuta especialista em Cinesioterapia, pesquisa para sua tese de mestrado o efeito dessa técnica em pacientes com lombalgia crônica, ou seja, com causa inespecífica. No Brasil, a técnica já é bastante difundida em clínicas, mas ainda não há um estudo com uma boa amostra metodológica que mostre os resultados nos pacientes.

“Outras pesquisas já mostram os efeitos isolados do alongamento e dos exercícios resistidos, mas a união dos dois é algo inovador. Se conseguirmos provar a eficiência desse método, vamos mudar a cara da profissão. Não é só o uso do medicamento que é eficaz, é a soma do trabalho reumatológico-ortopédico com a fisioterapia, que é um tratamento gradativo”, afirma Érika.

Há mais de 2 anos, Érika e mais 4 profissionais trabalham gratuitamente em uma clínica-escola com pacientes com lombalgia crônica. Até então, 31 pacientes entre 18 e 55 anos já foram atendidos, e apresentaram bons resultados em 12 sessões, 2 vezes por semana.

“Para avaliarmos a evolução do tratamento, utilizamos quatro questionários, que devem ser preenchidos pelos pacientes nas categorias de ‘qualidade de vida’, ‘incapacidade’, ‘dor’ e ‘satisfação’. Todos os pacientes apresentaram melhoras nos quatro indicadores. O isostretshing é um tratamento gradativo, que possibilita a diminuição da dor através do ganho de força muscular e de flexibilidade”, conclui a fisioterapeuta.

Ainda segundo Érika Prado, o tratamento é associado à medicação indicada pelo ortopedista, e os pacientes que passam pelo tratamento devem continuar praticando exercícios físicos com acompanhamento para manter as funções em um bom nível.

Problemas de joelho

Não são só os problemas de coluna que, literalmente, tiram o sono da população. Os problemas de joelho também são mais comuns do que muitos imaginam, e podem ser causados por diversos fatores.

Segundo Dr. Rogério Barboza, os problemas mais comuns são as tendinopatias, ou seja, o processo de comprometimento dos tendões. As tendinopatias podem ser caudadas pela falta de atividade física, fala de alongamento necessário ao praticar esportes, falta de flexibilidade, entre outros.

Além das tendinopatias, existem os problemas no tendão patelar, ou “pata de ganso”, como é popularmente conhecido, que é a parte de dentro do joelho, onde três tendões se encontram, formando uma espécie de pata; e também existem as dores patelo-femurais, que são as condromalácias (entre a patela e o fêmur), que são resultado do comprometimento da cartilagem devido a um desequilíbrio no quadríceps, músculo da coxa.

As outras lesões podem ser entorses, causando problemas no menisco e nos ligamentos, que normalmente acontecem em quedas ou em atletas de fins de semana, desacostumados a exercícios; ou podem ser artroses, que são processos degenerativos da cartilagem, que fazem com que os ossos fiquem sem proteção e se encontrem.

“Cada paciente vai necessitar de um tratamento específico, que pode ir do conservador, que são os antiinflamatórios, analgésicos e a fisioterapia, até o procedimento cirúrgico, dependendo da gravidade do caso”, declara o ortopedista.

Mariana Lins, por exemplo, tem 23 anos e costumava jogar basketball quando era adolescente. Em um dos campeonatos que jogou, Mariana rompeu o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e teve lesão meniscal, precisando passar por cirurgia.

“Apesar de ter perdido cerca de 6 meses de treinos e jogos por conta da lesão, depois da cirurgia e da fisioterapia eu pude voltar às minhas atividades normais. Hoje, tenho um personal trainer que orienta meus exercícios”, afirma a estudante.

As orientações para quem quer evitar possíveis problemas no joelho também são simples: evitar engordar, porque os nossos joelhos sustentam todo nosso peso quando estamos em pé; procurar orientação para os exercícios físicos, já que o excesso de peso nos exercícios também compromete a articulação; e ter cuidado nas atividades cotidianas, como caminhar e correr: deve-se usar tênis com amortecedor, que são apropriados para essas atividades.

De acordo com o fisioterapeuta Aldir de Miranda, os principais exercícios para tratamento dos problemas mais comuns de joelho são os de reequilíbrio dos músculos, alongamento e fortalecimento.

“As tendinopatias são decorrentes de esforço repetitivo. Pequenas rupturas acontecem no dia-a-dia, em qualquer movimento rompe-se uma fibra ou outra, mas elas são regeneradas. Com o esforço repetitivo, não dá tempo de isso acontecer, e a inflamação ocorre. A partir daí, temos que trabalhar a resistência da musculatura”, esclarece Aldir.

Já as lesões de menisco e ligamento exigem, além do trabalho de fortalecimento e reequilíbrio, exercícios de agilidade e propriocepção, ou seja, exercícios para a percepção do posicionamento articular, isto é, quando o paciente precisa reaprender a utilizar corretamente seus músculos.

Artroses, por exemplo, já exigem fortalecimento para que os pacientes tenham mais segurança de caminhar e para amenizar o desgaste da cartilagem; quanto mais fraca a musculatura, mais rápido será o desgaste. Entorses também exigem trabalhos de fortalecimento, para que o paciente aprenda como a articulação se encontra e para que ele saiba usá-la corretamente.

“Se alguém sofre qualquer tipo de lesão, esse alguém vai ter dificuldades em saber do posicionamento da musculatura. Por isso, nós temos que trabalhar o alongamento e o fortalecimento. O fortalecimento na fisioterapia é diferente do da academia, vale ressaltar; os pacientes precisam se informar e saber de suas necessidades”, afirma o fisioterapeuta.

Para finalizar, Aldir de Miranda chama a atenção das mulheres: saltos altos prejudicam, e muito, os joelhos. Usar calçados apropriados é imprescindível para o cuidado com os joelhos, além da atenção com o peso e o jeito de pisar.

“Quando nós, fisioterapeutas, vemos mulheres de salto, nós já vibramos, porque sabemos que vamos ter emprego. Mulher usando salto, apesar de ser bonito, é problema para o futuro na certa”, brinca o especialista.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Câmeras 3D chegam ao Brasil



Sony e Aiptek vão disputar preferência dos fotógrafos amadores e semiprofissionais

A NEX-3 tem uma função que seleciona automaticamente até
oito tipos de cena; câmera faz fotos e filma com lentes avulsas da Sony
Depois da movimentação no mercado de televisores com a chegada recente dos aparelhos de TV com tecnologia tridimensional, a próxima novidade deve ser o lançamento a partir de agosto de quatro câmeras que fotografam e filmam em 3D, uma da recém-chegada taiwanesa Apitek e três modelos da Sony.

A japonesa Sony apresentou em São Paulo, durante o evento PhotoImageBrazil, três modelos de câmeras fotográficas 3D, duas delas da linha Cyber-shot, ainda sem preços definidos, que permitem o registro de fotos panorâmicas vistas em TVs 3D compatíveis com cabo HDMI.

A Cyber-shot DSC-WX5 é a primeira câmera do mundo 3D que usa apenas uma lente. Ela também funciona como filmadora de alta resolução (1920 x 1080 pixels).

O modelo DSC-TX9, da mesma linha, é bem fino, tem tela sensível ao toque e fotografa com até 12,2 megapixels e também filma em HD (alta definição).

Já a NEX-3 é semiprofissional, indicada para quem está acostumado a tirar fotos com câmeras robustas, mas deseja um modelo 3D e mais compacto que a câmera profissional. Ela tem uma função que seleciona automaticamente até 8 tipos de cena. Faz fotos e filma com a possibilidade de receber lentes avulsas da Sony.

O recurso AutoHDR faz o balanço entre a luz alta e baixa, captura até 3 fotos e “mescla” as áreas visíveis em uma só imagem.

Os três modelos chegam ao mercado brasileiro em outubro. A NEX-3 deverá sair por R$ 1.999.
Filmadora HD portátil tem câmeras que filmam ângulos diferentes
Neste mês, chega ao Brasil a primeira filmadora digital portátil 3D do mundo, a Aiptek i2, da empresa de Taiwan. A câmera filma e fotografa em 3D e permite visualizar estas imagens em uma tela LCD 3D de 2,4 polegadas sem a necessidade de óculos especiais.

Caso prefira, o usuário também pode assistir aos vídeos e fotos 3D na tela de um computador convencional (2D) ou em uma TV 3D, por meio de óculos 3D.

Leve e compacto, o aparelho HD DV tem duas câmeras de 5 MP que filmam dois ângulos diferentes, gravando os vídeos 3D em alta resolução (720p). Já as fotos podem ser feitas em até 5MP. A filmadora pode receber cartões micro SD/SDHC de até 32 gigabytes.

Também é possível fazer o upload dos vídeos com facilidade para o YouTube ou Facebook. Para facilitar a operação, a câmera conta com um conector USB retrátil e óculos 3D.

A filmadora 3D i2 possui ainda microfone e alto-falante internos e saída HDMI para a conexão aos televisores 3D. A bateria tem autonomia de 120 minutos e pode ser recarregada através do cabo USB.

A filmadora, que deverá chegar às lojas do país até o final de agosto por um preço estimado de R$ 1.799, também poderá ser vista em primeira mão no estande da empresa na PhotoImageBrazil 2010.

Empresa lança garrafa com filtro d’água embutido


Equipamento com carvão ativado tem pequena carga elétrica positiva que retira impurezas
Garrafa Bobble custa apenas R$ 17, filtra 150 litros de água e
tira gosto de cloro, de metais pesados e outros sabores estranhos
Uma empresa americana criou a Bobble, uma garrafa de água reutilizável com um filtro embutido.

Feito de carvão ativado (mesmo material usado em materiais super absorventes, como palmilhas de sapato e filtros de aquário), o dispositivo possui uma pequena carga elétrica positiva que retira todas as impurezas da água.

Feita de material reciclado, a garrafa custa apenas R$ 17 e seu filtro tem autonomia de 150 litros ou dois meses de uso.

Ao tomar um gole, o filtro tira o gosto de cloro, de metais e outros sabores estranhos. A informação foi revelada pelo site Popsci nesta terça-feira (3).

Segundo especialistas que testaram a garrafa, o produto precisa ser apertado ou sugado para que a água passe pelo filtro e cumpra o efeito prometido.

Para eles, a garrafa ainda precisa ser aperfeiçoada porque ainda deixa vazar água na hora de beber.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Google vai desenvolver concorrente para Facebook



De acordo com rumores do mercado, transformados em reportagem pelo Wall Street Journal, o Google está dando o pontapé inicial num novo serviço que se chamaria Google Me. Trata-se de uma rede social, pensada para competir com o Facebook - que atualmente é o maior site do mundo, e ultrapassou o próprio Google em número de acessos nos Estados Unidos.

O Google não confirma as informações, mas especula-se que a nova rede teria como ponto de partida os jogos sociais. Várias produtoras de jogos foram contactadas pelo Google nos ultimos meses, como a Zynga - criadora do Farmville, hit no Facebook -, a Electronic Arts e a Playdom, que acaba de ser comprada pelo grupo Disney. Ainda não se sabe, nesse contexto, qual seria o destino do Orkut - a primeira rede social do mundo, criada pelo Google, mas que não fez sucesso fora de países como Brasil e Índia.

O esforço do Google para entrar de vez no mundo das redes sociais começou com a criação do Buzz, um serviço que integra o Gmail a plataformas sociais. Os jogos online, agora, são vistos como uma das maneiras mais eficazes de atrair a audiência da Web, que segue no seu inevitável caminho de fragmentação.

A usuária mais velha do Twitter


Ivy Beanou ou @Ivybean104, a provável usuária mais velha do Twitter, morreu na última terça-feira (27) aos 104 anos. A bisavó tinha 56,3 mil seguidores e 5 mil amigos no Facebook, e residia em um asilo em Barkerend, Inglaterra.

Administradores da casa de repouso postaram a notícia no Twitter de Ivy. Ela ganhou fama ao ingressar no Facebook aos 102 anos. O sucesso a fez conhecer o ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown - ela usou o Twitter, segundo publicou o jornal Daily Mail, para contar aos amigos que usou o banheiro privativo do premier.

Postando pelo menos uma vez ao dia, Ivy costumava escrever sobre peixe com batatas, seu prato preferido, às sextas-feiras. Usuários seguidores da inglesa prestaram algumas homenagens ao longo desta terça-feira.