sábado, 12 de junho de 2010
Homens jovens são mais vulneráveis
Pesquisa acaba com mito de que mulher sofre mais com a montanha russa da relação
Ao contrário do que diz a sabedoria popular, os altos e baixos de uma relação romântica possuem um maior efeito sobre a saúde mental dos homens jovens do que das mulheres, revelou um estudo da Universidade de Wake Forest, nos Estados Unidos.
No estudo com mais de mil jovens solteiros entre 18 e 23 anos, o professor de sociologia Robin Simon acabou com a crença antiga de que as mulheres são mais vulneráveis à montanha russa de um relacionamento.
Embora o homem tente mostrar uma cara de valentão, uma romance infeliz exerce uma pressão emocional maior sobre ele do que sobre ela, explicou Simon.
O que acontece é que os homens expressam essa aflição de uma forma diferente. A pesquisa foi publicada na edição de junho da revista Journal of Health and Social Behavior.
Segundo Anne Barrett, professora de sociologia da Universidade Estadual da Flórida e coautora do estudo, “os homens jovens reagem mais à qualidade das relações”. Isso significa que o estresse de um relacionamento sólido afeta mais a saúde mental dos homens do que das mulheres.
Os pesquisadores também descobriram que os homens obtêm mais benefícios emocionais dos aspectos positivos de uma relação romântica. Isso contradiz a imagem estereotipada de que os homens não são afetados pelo que acontece em seus relacionamentos.
Uma explicação é que para os homens mais jovens, suas parceiras românticas geralmente são a principal fonte de sua intimidade, em contraste com mulheres jovens que tendem a ter relações íntimas com a família e com os amigos.
A tensão nos atuais relacionamentos também pode estar associada com um bem-estar emocional pobre porque ameaça a identidade e os sentimentos de autoestima dos homens jovens.
Enquanto eles são mais afetados emocionalmente pela qualidade de suas relações atuais, elas são mais afetadas se estão em um relacionamento ou não. Por isso, as mulheres jovens tendem a ter depressão quando a relação termina ou a aproveitar mais uma relação simplesmente por estar em uma.
Para o estudo, Simon e Barrett analisaram dados de uma ampla amostra de homens e mulheres jovens adultos do sul da Flórida, nos Estados Unidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário