
Astrônomo amador descobre órbita
secreta de nave militar dos EUA
Nave pode permanecer até nove meses no espaço nessa missão.
.Um astrônomo amador canadense descobriu a órbita de um projeto secreto das Forças Armadas americanas, o veículo de teste orbital (OTV, na sigla em inglês) X-37B, lançado no dia 22 de abril.
Segundo a imprensa local, Kevin Fetter descobriu a rota do aparelho de forma acidental, enquanto analisava o espaço com seu telescópio para encontrar satélites fora de serviço.
Mas o telescópio de Fetter, que faz parte do grupo de astrônomos amadores Heavens-Above, captou durante alguns segundos o voo do X-37B, uma nave de 5,5 toneladas colocada em órbita pelas Forças Armadas dos Estados Unidos sem que sua função tenha sido anunciada.
A descoberta revela que o veículo realiza sua trajetória a 410 km da Terra e completa uma volta ao planeta a cada 90 minutos. Mas o mais importante é que a nave está em uma órbita de 40º, e não de 33º como foi especulado a princípio, o que a coloca em uma rota que passa sobre Afeganistão, Paquistão, Coreia do Norte e Iraque, entre outros países.
Especialistas dizem que isso é prova de que o X-37B está sendo utilizado em seu primeiro voo para tarefas de espionagem.
Descoberta do "ex-planeta" Plutão faz 80 anos
..Parecido com um ônibus espacial em miniatura, o equipamento tem 8,9 m de comprimento por 4,5 m de envergadura. O veículo foi desenhado para "proporcionar o ambiente de um 'laboratório em órbita' a fim de testar novas tecnologias e componentes", segundo informações da Força Aérea dos Estados Unidos.
A nave é fabricada pela empresa Boeing - famosa pela produção de aviões de grande porte - e tem autonomia para permanecer até nove meses no espaço nessa missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário