quinta-feira, 13 de maio de 2010
Plano de banda larga começa em 100 cidades
Plano de banda larga começa em 100 cidades
A primeira fase do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), anunciado pelo governo na semana passada, deverá cobrir 100 cidades, entre elas 15 capitais. A informação é de assessores da Casa Civil e do Ministério do Planejamento, os dois órgãos que estão coordenando a implantação do projeto.
Segundo essas fontes, as capitais já definidas para dar início ao Plano são: Brasília (DF), Palmas (TO), Goiânia (GO), São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Maceió (AL), Salvador (BA), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). As demais cidades ainda serão escolhidas, mas sabe-se que o principal critério será a distância em relação ao chamado backhaul (central retransmissora do sinal).
Os mesmos assessores explicam que para receber o serviço de banda larga a localidade precisa estar a, no máximo, 100 quilômetros de um backhaul. A implantação dessas centrais será feita pela Telebrás, utilizando a rede de fibra óptica da Eletronet, ex-estatal que foi extinta com a privatização das telecomunicações. O novo presidente da Telebrás,
Rogerio Santanna, que assumiu o cargo nesta quarta-feira, disse que sua principal tarefa será implantar a estrutura do PNBL e tornar a empresa "transparente".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário